Powered By Blogger

quarta-feira, 31 de março de 2010

Conhecendo Michael Faraday

Nascido em um cortiço de Londres, em 1791, Faraday deixou a escola com apenas 13 de encadernanos de idade, por causa de problemas econômicos. Assim começou a trabalhar de Office boy de um encadernador de livro, Monsier Riebau, que logo o promoveu seu aprendiz. Esse trabalho ar livros, foi um marco para Micheal, pois ele pode ler um porção de livros, e descobriu sua paixão pela ciência, começando seus experimentos e frequentando conferências cientificas, onde fazia diversas anotações importantíssimas.

Até que Faraday foi a uma conferência dada por Hamphry Davy, um ótimo professor de química, e a quem Michael mandou algumas de suas anotações. No começo não muitos resultados, mas mais tarde, Humphry o chamou para auxiliá-lo temporariamente, o que no futuro virou um emprego fixo. Nesse seu período com Davy, Faraday viajou para diversos lugares estrangeiros, realizou várias experiências, ou seja, ele aprendeu, e aprendeu muito.

Foi quando descobriu e fascinou-se pela eletricidade, e começou a fazer vários experimentos. No entanto, ficou um tempo sem a eletricidade para estudar vidros, a mando de Humphry. Até que o mesmo faleceu, em 1829, e no ano seguinte Faraday inventou o motor elétrico. Em 1831, inventor o gerador elétrico. E assim teve uma série de descobertas tais como a eletrogalvanização, de medição da eletricidade e de que a eletricidade, como o magnetismo, gerava um campo de força. E construiu a teoria de que as forças sao relacionadas e que a eletricidade propriamente dita era sempre a mesma.

A essa altura, Faraday já era um cientista famoso, homenageado por várias instituições, era um dos melhores do mundo. Além de ser professor de química da Royal Institution, e que suas conferencias lotavam.

Foi quando ele teve um distúrbio mental, em que não conseguia se concentrar direito, mas em 1844 voltou a ativa, trabalhando muito. Mas a doença foi se agravando, e de repente ele foi tendo perdas de memórias, e assim abandonou todos os seus trabalhos. E em 1867, faleceu. Deixando várias descobertas sobre o eletricidade principalemente que foram importantissimas para os cientistas do futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário